PROTEÇÃO AO TAJ MAHAL
Para escapar do olhar atento dos bombardeiros que passavam, o Taj Mahal foi coberto com um enorme andaime para que parecesse nada mais do que uma grande coleção de bambu vista do ar. A mesma coisa foi feita durante a guerra indo-paquistanesa em 1971 e após o 11 de setembro, exceto com um pano verde para camuflá-lo completamente.
Como os monumentos patrimoniais são os bens mais valiosos de um país, eles são naturalmente mais vulneráveis à destruição durante guerras. E, portanto, protegê-los é uma das principais preocupações do governo quando o país está envolvido em guerra.
Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, os britânicos pensaram que o Taj Mahal seria vulnerável a bombardeios de bombardeiros alemães da Luftwaffe (e japoneses) e colocaram andaimes de bambu sobre o Taj Mahal. Enquanto as imagens aqui mostram apenas a cúpula do Taj Mahal coberta por uma espessa camada de andaimes de bambu, acredita-se amplamente que todo o Taj Mahal era coberto por camadas. Trabalho semelhante foi feito durante as guerras da Índia contra o Paquistão em 1965 e 1971.
O propósito desse andaime era fazer o Taj Mahal parecer uma coleção de bambu de dentro de um avião bombardeiro voando quilômetros acima. Tenha em mente que não havia GPS de alta precisão e imagens de satélite naquela época.