O IMPERADOR GLADIADOR
Supõe-se que o Imperador Commodus venceu cerca de 736 lutas de gladiadores.
Commodus se via como a reencarnação de Hércules e gostava de organizar sangrentas brigas de gladiadores durante as quais até soldados ou aleijados feridos eram forçados a entrar na arena. Geralmente, eles acabavam com o imperador espancando-os até a morte.
Quando praticava esgrima com gladiadores, Commodus tinha um capacete, um escudo e uma espada, e seu oponente possuía para suas armas apenas um tridente e uma rede lançada em uma corda, como um laço.
Outro de seus passatempos favoritos era a matança de animais exóticos, como elefantes, hipopótamos, leões, avestruzes e girafas na arena. Mas, ao imitar esse herói, o imperador Commodus não chegou a ameaçar sua vida ao matar animais predadores: centenas deles foram libertados de zoológicos para a arena, correram pela areia, e Roman Hércules estava atrás de fortes barras em segurança completa e matou-os usando flechas.
As vitórias “gloriosas” do imperador-gladiador foram registradas em documentos do governo, e Commodus recebeu uma enorme recompensa por seu trabalho de gladiador, pelo qual um novo imposto foi estabelecido.