FAZENDA SANTA CLARA
A Fazenda Santa Clara, localizada no município de Santa Rita de Jacutinga, no estado brasileiro de Minas Gerais é uma jóia da construção de época da Brasil.
Imponência é a palavra que define a Fazenda Santa Clara. Construída entre 1760 a 1780, foi a mais importante fazenda de propriedade do Comendador Francisco Tereziano Fortes, a fazenda serviu durante muito tempo para a reprodução de escravos no período colonial.
A Família Bustamante Fortes chegou à região vindo de São João Del Rey, e se estabeleceu as margens do Rio Preto tendo ali um papel de destaque na história e desenvolvimento da região.
O Capitão Francisco Dionísio de Sousa Fortes Bustamante (pai de Francisco Tereziano) um burocrata da coroa portuguesa, possuía muita influência e um por isso obteve da coroa uma grande extensão de terras as margens do Rio Preto.
Ainda em vida o Capitão desmembrou sua propriedade e entregou as porções de terra à administração de seus filhos e a pessoas nas quais confiava.
Conta-se que as pedras da sua construção vieram de Portugal, vinham nos barcos que levavam o ouro e em Paraty eram retiradas e substituídas por aquele mineral.
A construção tem estilo colonial, do século XVIII, e possui números que impressionam. A propriedade tem 6.000 m² de área construída, 52 quartos (um para cada semana do ano), 12 salões (um para cada mês) e 365 janelas (uma para cada dia do ano), sendo que das 365 janelas algumas são falsas, foram pintadas na parte externa da senzala para ocultar o fato de que a fazenda servia para reprodução de escravos numa época em que já havia a proibição do tráfico negreiro no Brasil.
Após uma hipoteca mal sucedida a proibição da comercialização de escravos a Fazenda caiu em declínio, mas ainda guarda toda atmosfera da época. É impossível não se emocionar ao visitar este local.
Após a hipoteca a Fazenda foi vendida para o coronel João Honório de Paula Motta e é pelas mãos de seus descendes que a fazenda é administrada ainda hoje.
Ao chegar à fazenda podemos ouvir histórias da época em que a fazenda vivia seu auge, o dia-dia dos que ali viviam, as regras, curiosidades e os “causos” da região.
Seu interior ainda conserva o mobiliário e objetos da época, bem como a capela da fazenda que merece importante destaque por seus detalhes e pelo afresco de Santa Clara pintado no teto da capela.
A fazenda também foi palco de cenário para as filmagens da minissérie Abolição de 1989 e a novela Terra Nostra de 1999, cenário para a fazenda de Gumercindo personagem de Antônio Fagundes.
Recentemente a fazenda foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) devido a sua importância no histórico da região e do Brasil Colônia.