O PRIMEIRO SATÉLITE LANÇADO PELO HOMEM
Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial em órbita da terra, o Sputnik 1 era uma esfera de metal do tamanho de uma bola de praia, pesando um pouco mais de 90 kg.
Mas meses antes ocorreu outro lançamento. Essa história é sobre a famosa “Tampa de Bueiro Espacial”(ou Incidente com tampa de bueiro”).
Durante a operação Plumbbob, um dos experimentos envolveu a detonação de uma bomba nuclear em um poço de 150 metros de profundidade, o Teste Pascal-B . Sim, mesmo depois de Hiroxima e Nagasaki os testes atômicos dos EUA continuaram.
No entanto, quando uma bomba foi detonada, a explosão gerou uma pressão tão imensa que uma tampa de aço foi lançada para o céu a uma velocidade incrível. Acredita-se que a velocidade estimada era de cerca de 66 km/s.
A razão pela qual a tampa do bueiro não “entrou em órbita” ou não foi encontrada no espaço é que ela nunca foi encontrada ou vista novamente. Muito provavelmente, a tampa foi destruída pela fricção atmosférica antes de sair da Terra, o que teria vaporizado a tampa.
Esse evento é uma anedota curiosa na história dos testes nucleares, e, embora seja improvável que a tampa realmente tenha chegado ao espaço, o incidente demonstra a potência das explosões nucleares e a dificuldade de prever todos os efeitos causados por elas.