A VINGANÇA DOS COROINHAS EM SANTIAGO DE COMPOSTELA
O botafumeiro (literalmente “Bota do Fumante”) é um enorme incensário (estilo espanhol) ou melhor, turíbulo (na linguagem eclesiástica) que pesa mais de 60 kg e tem 1,60 m de altura. Inicialmente necessária para disfarçar o forte cheiro dos peregrinos que dormiam na catedral, hoje ela é acesa e puxada por oito pequenos frades que a fazem balançar para frente e para trás nas abóbadas da grande catedral, atingindo velocidades de até 70 km/h. Um espetáculo que se repete há centenas de anos.
Quem já viu garante que ver o botafumeiro girando é algo grandioso. E não é só isso: em certos dias muito especiais, um coroinha é colocado no topo e balança como um anjo no ar, enquanto todos os peregrinos abaixo gritam “oohhh” . Deve ser muito perigoso estar no botafumeiro (a física tem suas leis), mas o que eu não daria para tentar esse balanço místico eu mesmo, para ser acrobata de Deus por um momento.
E aqui está o lado engraçado das coisas: um episódio em particular aconteceu em 2021. ” Normalmente as pessoas fogem depois do fim da missa, mas dessa vez ficaram todos – conta um padre – e os cachorros estavam latindo, não era normal! Comecei a desconfiar quando vi um velho sempre quieto começar a rir, ou ele estava possuído por Satanás ou alguma coisa estava acontecendo. Eram os coroinhas que tinham trocado o incenso do botafumeiro por maconha! “