PORQUE OS NAVIOS POSSUEM BULBOS NA PROA
O objetivo da proa bulbosa é reduzir o arrasto em navios grandes. Enquanto a proa normalmente causa uma onda de proa, a proa bulbosa que se projeta para a frente abaixo da linha d’água causa outra onda de proa fora de fase com a normal. Os dois efeitos se cancelam, produzindo uma superfície plana na velocidade de cruzeiro projetada (fora dessa velocidade, o bulbo aumenta o arrasto devido ao aumento da área molhada, mas a velocidade de cruzeiro é onde o barco passa a maior parte do tempo, portanto, reduzir a ineficiência reduz os custos operacionais).
A adição da ponta subaquática dianteira geralmente reduz o arrasto em 12-15% quando a linha d’água é maior que 15 metros, a velocidade de cruzeiro é maior que 12 nós e o bulbo é otimizado para essa velocidade de cruzeiro. Essa é uma economia significativa de combustível, por apenas um pouco mais de dobra de metal na construção.
Os navios de guerra de caça submarina têm um design de proa um pouco diferente dos navios volumosos acima. Isso se deve em parte ao tamanho do navio, mas principalmente porque o bulbo aqui é ocupado por um grande conjunto de sonar, e o formato do bulbo é otimizado para contê-lo, antes de otimizar a eficiência do cruzeiro.