Na foto uma prima próxima da galinha poedeira moderna. Começamos a domesticá-los para obter seus ovos e carne entre 7.000 e 10.000 anos atrás, protegendo-os de predadores e alimentando-os. Entretanto, a galinha desta espécie (este é o macho) põe talvez apenas 5 a 6 ovos por ano. Lembre-se, os ovos são a maneira da galinha ter mais galinhas. Eles realmente não querem que você os coma. De 5 a 6 ovos é o que uma galinha consegue criar em um ano.

De qualquer forma, avançando cerca de 10.000 anos, por volta de 1900 os humanos estavam criando galinhas poedeiras que, em um bom ano, podiam botar talvez 100 ovos. Isto por si só é um aumento considerável em relação à taxa “natural”. Cerca de 50 desses ovos seriam “grandes”.

Hoje, as raças poedeiras podem produzir cerca de 300 ovos por ano, ou cerca de 6 em 7 dias por semana. Cerca de metade deles serão “grandes” ou melhores.

Mas todas as outras espécies que põem ovos ainda põem apenas alguns ovos por ano. Patos e gansos também são criados como poedeiras, mas ainda estão muito atrás. Conseguir que uma galinha ponha 3 ovos grandes por semana levou dez mil anos de reprodução seletiva, embora tenha levado apenas um século para passar de 1 ovo por semana para 3 ovos. No entanto, estamos praticamente no limite.

Hoje em dia, os avestruzes põem ovos muito maiores (cerca de 25 vezes o tamanho de um ovo de galinha) e, de fato, podemos criar avestruzes que podem pôr 40 ovos por ano e durante anos (as galinhas poedeiras param de ser produtivas depois de cerca de um ano).

O grande problema é que os avestruzes são mal-humorados e perigosos. Um bom chute com essas pernas pode realmente causar danos. As galinhas, em comparação, não representam um risco tão grande para seus criadores. O outro problema é que, embora os ovos de avestruz sejam comestíveis, eles não têm um sabor tão bom quanto os ovos de galinha.