Congonhas e Santos Dumont foram criados no mesmo ano: 1936. A diferença é que Congonhas nasceu,mas a cidade cresceu ao redor dele, engolindo-o. O aeroporto paulista não tem para onde crescer. Os/as pilotos (as) precisam de muito cuidado na aproximação,para não bater nos prédios e precisam frear o máximo possível para não ultrapassar a pista e atingir a Avenida Washington Luís. Além disso,não há áreas de escape junto às cabeçeiras. Os constantes poucos com alta pressão dos pneus para ganhar atrito e ajudar a reduzir a velocidade fazem com que a pista fique lisa e impeça o escoamento de água em dias de chuva. A pista 35L tem uma inclinação que torna todo o procedimento mais difícil.

Foi o que gerou o acidente com o vôo 3054 da TAM. Aquaplanagem associada com relevo proibitivo.

Já o aeroporto Santos Dumont,não há cidade ao redor.

Eu moro no Rio de Janeiro. Eu já fiquei no Centro da cidade observando pilotos errarem o pouso,decolando de novo e pousando de novo,fazendo o procedimento bem sucedido. O Santos Dumont também,pelo fato de não haver cidade ao redor,ele pode ser estendido. Se a INFRAERO quiser,ela pode aterrar mais a Baía de Guanabara para aumentar a pista de 1.360 metros. Algo que não é possível em Congonhas.