Ao contrário de hoje, o Brasil ja teve Vice-presidentes que viraram Presidente, mas que foram eleitos, isso é, com votos, Hoje vota-se numa chapa, mas já foi diferente.

O Brasil já teve dois presidentes que assumiram o cargo, um pela morte do Presidente eleito, Afonso Pena, e o outro pela renúncia do Presidente eleito, Jânio Quadros.

Quando morreu de pneumonia, em 1906, o mineiro Afonso Pena, foi substituído por Nilo Peçanha, que havia sido eleito vice-presidente. 

Da mesma forma quando o paulista Jânio Quadros renunciou ao seu mandato em 1962, foi substituído por João Goulart, mais conhecido como ‘Jango’.

Tanto Nilo Peçanha quanto ‘Jango’ foram eleitos! Sim, havia eleição separada para Presidente e para Vice-presidente. ‘Jango’ inclusive era Vice-presidente reeleito, pois já havia ocupado o mesmo cargo durante o governo de Juscelino Kubitschek, o presidente anterior a Jânio Quadros.

Esse tipo de eleição proporcionava a eleição de um presidente de um partido, Juscelino Kubitschek era do PSD,Partido Social Democrático, e ‘Jango’ era do PTB, Partido Trabalhista Brasileiro, e quando da eleição de Jânio Quadros ele foi eleito por uma coligação liderada pela UDN, União Democrática Nacional. Tanto o PSD quanto a UDN, eram inimigos do PTB, que se assemelhava à esquerda de hoje, quando o PSD e a UDN eram de direita.

Já quanto a Nilo Peçanha o fato relevante era que, hoje, seria classificado como ‘pardo’. Sim o Brasil já teve um Presidente negro. Mas à época foi considerado ‘branco’, pela sociedade que também embranqueceu Machado de Assis.

Nilo Peçanha nasceu em Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, fez um governo com ênfase na educação.