Quando entrei para a faculdade, no longínquo ano de 1970, para cursar Engenharia Química, a grande pergunta do mundo era: O que vamos fazer quando o petróleo acabar?

Sim, já estávamos na ‘Idade do Petróleo’, que substituia em grande parte o carvão como matéria prima para a produção de energia.

Bem,  já havia quem avisava, com razão, de que a ‘Idade da Pedra’ não acabou por falta de pedra, mas pela substituição por metais…

E o Brasil que em tantas coisas foi o último, acabar com a escravidão, por exemplo, entrou tarde na produção de petróleo, e agora briga para poder explorar as nossas reservas, talvez tarde demais.

Em 1960 e 1961 foram publicados 4 relatórios feitos por um geólogo americano, Walter Link,  contratado pela Petrobras, que dizia que não havia jazidas de petróleo importantes no Brasil.

Apontava com razão Bahia e Sergipe como áreas a serem pesquisadas, previu que no mar talvez houvesse e na Amazônia. Lá tem, ainda no mar. E está dando problemas ambientais…

Diante disso, a Petrobras se tornou uma empresa de engenheiros. Só quando neste século deram força para os geólogos, o petróleo apareceu.

Um tanto tarde, mas pelo menos hoje temos a garantia que nosso petróleo não acabará, mas a ‘Idade do Petróleo’ sim, está chegando ao fim, Os metais acabaram com a “Idade da Pedra’ e as energias renováveis vão acabar com a ‘Idade do Petróleo’.