O EMBUSTEIRO
Carlos Magno, imperador do “Sacro Império Romano” ou como deveríamos chamá-lo, Império Germânico ou Império Carolíngio até que este foi dividido em três partes.
Então, vou explicar por que não é sagrado, nem romano, nem imperial.
– Sagrado
Então, sabemos que ele havia sido declarado Imperador dos Romanos pelo Papa Leão III, mas na época o bispo de Roma ainda não tinha a autoridade que tem agora para os católicos, e era obrigado a notificar o verdadeiro chefe da igreja quando fosse eleito.
O verdadeiro chefe era o basileu , isto é, o imperador do Império Romano. É a partir deste período que se inicia o distanciamento que atingirá então o seu auge com o Cisma do Ocidente em 1024.
– Romano
Agora me explique como um império construído pelos francos que travaram guerra contra os lombardos pode ser considerado romano. Não há nada, eles apenas adotam o latim como língua para assuntos de estado e pronto, e o Império Romano ainda existia no Oriente, em Constantinopla.
– Império
Tanto que era praticamente constituída por pequenos estados autônomos que até travavam guerras entre si e respeitavam o imperador apenas simbolicamente (por exemplo, a batalha de Legnano). Só podemos chamá-lo de império sob os Habsburgos, mas a partir daí ele perde o conceito do sagrado.
Como mencionado, nada no nome funciona. Está tudo errado, Carlos Magno enganou toda a Europa e depois de cerca de 1500 anos ainda dizemos “Sacro Império Romano”
Em vez disso, vemos o chamado “Império Bizantino”, logo, o Império Romano. Este último na Idade Média foi
– Sagrado
Capital da Igreja Ortodoxa, o imperador também era o chefe da religião
– Romano
Era o Império Romano do Oriente. Mais romano que isso
– Império
Era centralizado e funcionava com uma máquina estatista, somente com o declínio da dinastia Comneni os nobres locais começaram a assumir algum tipo de autonomia.
É mais o Sacro Império Romano, o Império Romano do que o Sacro Império Romano em si.
Está tudo errado. O Sacro Império Romano é uma invenção nossa, ocidentais, assim como o Império Bizantino, que foi o Império Romano que caiu apenas no Ocidente em 476 e continuou existindo na parte oriental.
Tão enrolado Carlo Magno, que está enterrado em Aix-la-Chapelle, nome francês da cidade de Aachen, que é alemã.