A história romana da cidade começou essencialmente ao mesmo tempo que a presença armada romana na ilha. Em 43 D.C. aqui vieram as legiões romanas sob a liderança de Aulus Plautius (Aulo Pláucio), que mais tarde foram reforçadas pelo imperador Claudio (Quem sucedeu a Calígula no Trono Imperial?), que veio pessoalmente à ilha, com reforços. No lugar da Londres de hoje, os romanos construíram uma ponte sobre o Tâmisa em lugares que ficavam na fronteira estratégica de tribos poderosas – os Catuvelaunos ficavam a oeste, os Trinobantes a leste e os Cancíacos ao sul. O local onde o rio podia ser atravessado tornou-se assim um local estratégico por si só, ao qual logo se juntou um povoado e a cidade foi fundada aqui talvez por volta do ano 47.

O rio aqui era profundo, mas relativamente estreito, por isso era um local ideal para ponte, e esta ponte e outras que se seguiram, foram as únicas pontes sobre o Tamisa por mais de 1.600 anos. Os restos de uma ponte romana de madeira foram encontrados em 1981 nas proximidades da famosa London Bridge. Logo após a construção da ponte, foi construída uma leve fortificação segurando a parte norte da ponte e esta se tornou a base do assentamento.

Claro, a nova sede de Londinium não era grande, mas gradualmente se desenvolveu e cresceu para umas dimensões assinaláveis, para uma cidade provincial. A antiga cidade romana se espalhava por uma área de menos de um quilômetro quadrado e meio, que é aproximadamente do tamanho do atual Hyde Park. Contíguo à margem norte do rio Tamisa e estava intimamente ligado à ponte e outras comunicações estratégicas que emanam desta travessia

A nova cidade tinha a grande vantagem de estar no interior, mas ao mesmo tempo diretamente acessível a navios de guerra, o que era uma grande vantagem para o abastecimento. Parece também que a primeira Londres foi uma cidade muito cosmopolita, onde pessoas de todo o Império se reuniam em busca de oportunidades. A cidade cresceu assim de forma muito espontânea, mas certamente não representou o auge do urbanismo. Era principalmente um posto comercial onde as influências locais e estrangeiras se chocavam, enquanto os elementos defensivos eram provavelmente apenas temporários.