Qual foi a maior fraude científica dos últimos 50 anos?

Não está confirmado, mas se a Sabine Hossenfelder estiver certa, pode haver no CERN uma das maiores fraudes dentro da ciência, talvez a maior, dos últimos 50 anos.

Vale lembrar que a ciência é um empreendimento humano, tocado por seres humanos e não por anjos. Seres humanos vivem imersos em incentivos, têm seus interesses e são passíveis de corrupção. Questionar a ética na ciência é uma atitude científica necessária.

Dito isso, falemos da denúncia da Sabine. Ela é, ou melhor, era uma física teórica alemã. Digo que era porque ela largou a pesquisa científica para virar youtuber porque diz que ganha menos mas se realiza mais divulgando a ciência assim.

De uns tempos pra cá, em seu canal, a Sabine vem contando cobras e lagartos dos bastidores da pesquisa em Física Teórica. Ela disse, recentemente, que a academia é uma bolha. Até aí, sem novidades, ué. Só que também disse que a maioria dos físicos enrolam seus financiadores com promessas infundadas para justificar a existência de seus próprios empregos.

E, claro, isso atingiria, segundo Sabine, a pesquisa em física teórica no colisor de partículas mais famoso do mundo, o CERN.

Sabine até mesmo leu uma mensagem que recebeu, e claro que não teve como confirmar a autenticidade, de um físico que trabalha no CERN. Esse sujeito teria dito que tudo que ele faz ali é “bullshit”, algo como “pura merda” no sentido de enrolação. Sabine até chamou a pessoa que escreveu a mensagem de “covarde” porque ele sabe que está enganando os financiadores numa pesquisa em que ninguém que faz parte acreditaria, mas continua porque precisa justificar o salário.

O que Sabine diz é que um cientista não pode trabalhar exclusivamente pelo dinheiro. Até pode querer fama, status, dinheiro e poder. Mas a principal motivação deve ser a busca obsessiva pela descoberta, pelo conhecimento que ele julga importante.

Contra a tese de Sabine temos a opinião concordante de Elon Musk, que disse recentemente que o CERN era coisa do diabo! Musk certo?Difícil?