DÚVIDAS FUNDAMENTAIS
A dúvida eterna da humanidade: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
Eu como engenheiro tenho outra dúvida, essa também fundamental para o progresso do homem, “”quem foi inventado primeiro, o eixo ou a roda”?
A invenção da roda é frequentemente celebrada como uma das conquistas mais significativas na história da humanidade. No entanto, a roda, por si só, não teria revolucionado o transporte e a engenharia sem a invenção concomitante do eixo. Juntas, essas inovações formaram uma combinação que se transformou de maneira como as sociedades se moviam, construíam e interagiam.
A roda é uma das invenções mais antigas da humanidade, datando de aproximadamente 3500 aC na Mesopotâmia. Inicialmente, as rodas eram usadas em torno de cerâmica para facilitar o processo de fabricação de potes. Mas para girar já existia um semi-eixo. A transição para seu uso em transporte ocorreu quando você descobriu que objetos pesados podiam ser movidos mais facilmente sobre as rodas, que em conjento com um eixo, diminuiam a fricção em comparação com o arrasto direto sobre o solo, como conhecemos hoje.
Embora a roda seja uma invenção notável a sua Um eixo é uma barra que passa pelo centro da roda, permitindo que ela gire suavemente e forneça um ponto fixo de apoio. Essa inovação simples, mas brilhante, permitiu que a roda girasse independentemente do veículo ou plataforma em que estava montada, reduzindo significativamente a fricção e permitindo um movimento mais eficiente. Há evidências de que os primeiros eixos não eram independentes, o eixo girava com a roda, como na roda da cerâmica. Com a evolução o eixo passou a ser fixo, e na forma de roda na junção com a roda, como é conhecido até hoje.
Esse sistema conjunto possibilitou o desenvolvimento de carruagens, carroças e, eventualmente, veículos modernos. Sem o eixo, as rodas não conseguiam girar de forma eficaz e suave, tornando o transporte de cargas pesadas quase impossível. Impactos na Engenharia e no Transporte A combinação da roda e do eixo teve um impacto profundo na engenharia e no transporte, sem falar nos relógios, talvez o último objeto importante para o homem que precisou da invenção do conjunto roda e eixo.