A IGREJA MORMON
Em 1830, Joseph Smith, então com 25 anos, fundou um dos movimentos religiosos mais controversos da história: o mormonismo .
Uma Igreja de inspiração cristã à qual milhares de fiéis imediatamente aderiram . Eles fundaram o estado de Utah, cuja capital, Salt Lake City, ainda é considerada sua cidade hoje.
Naquela época, a religião estava perdendo espaço entre as ideias iluministas e diversas correntes religiosas bem circunscritas geograficamente no vasto território dos Estados Unidos.
A alavanca que imediatamente levantou tantas adesões encontra-se entre as páginas enterradas sob o monte Cumora , em seu livro sagrado “Mórmon”, composto de placas de ouro e escrito em uma língua que Smith renomeou egípcio reformado.
Seu trabalho de tradução dessa língua desconhecida por meio de pedras videntes o levou à revelação de outro testamento de Jesus Cristo.
Smith teve a intuição de fundar um movimento religioso que respondesse às incertezas sociais de sua época, com um amplo poder agregador e uma forte identidade bem enraizada no cristianismo primitivo.
A história da antiga tribo dos nefitas e a vinda de Jesus para a América colocaram os mórmons, em comparação com outras denominações cristãs, em um estado de autoproclamada superioridade sobre todas as outras religiões, o que os levou a se autodenominar santos .