Um Tesla faz cerca de 3 milhas por kWh. Digamos que a velocidade média seja de 45 milhas por hora. Portanto, o consumo de energia é de cerca de 15 kW. (Muito eficiente! Tem apenas cerca de 20 cv.)

Cobrimos o telhado e o capô com painéis solares. Terei talvez 4 metros quadrados. A insolação máxima ao meio-dia no equador (supondo que você more no Equador) seria de cerca de 4 kW. Utilizaremos painéis de alta eficiência de 15%. Então estamos a 600 W. No equador. Ao meio-dia. Estamos obtendo talvez 4% do consumo de energia do carro. Se você levar em conta a realidade, você terá sorte se conseguir 2%. Mais ou menos 300 W.

Portanto, carregar “em movimento” pode prolongar a vida útil da bateria em 2%. Não vale a pena, pois os painéis são muito caros. Os painéis de 300 W recarregarão a bateria de 60 kWh (a menor que eles venderam) em cerca de 200 horas de luz decente. Quase um mês! Então você não pode nem esperar um aumento perceptível na tarifa enquanto estiver no supermercado.

Mesmo que as células solares tivessem 30% ou 40% de eficiência a um custo razoável (atualmente, elas custam algumas centenas de vezes mais do que as células de 15% usadas em coisas como naves espaciais), os resultados mudariam apenas por um fator de dois ou mais. Células solares em um carro não funcionam a menos que o carro seja incrivelmente pequeno, leve e aerodinâmico. Há competições para carros movidos a energia solar desse tipo. Veja como eles se parecem (não são como um Tesla), pesam menos de 300 kg e usam células solares de junção tripla supercaras:

Então, uma má ideia para um carro de produção. É melhor colocar painéis solares no telhado da sua casa, armazenar a energia na sua companhia elétrica durante o dia e recuperá-la à noite para carregar seu carro. Além de seu teto ser muito maior que o do seu carro, você também pode comprar painéis mais baratos, já que dependendo do tamanho do seu teto, eles não precisam ser muito eficientes.

Se você analisar mais profundamente os comentários abaixo, verá um exemplo fornecido por Vikrant Vaidya que começa a mostrar os benefícios de um painel solar automotivo neste veículo elétrico muito eficiente, o Mahindra E2O EV:

Este carro tem mais que o dobro da eficiência de km/kWh de um BMW i3 e, com um painel solar de 1,5 m², é possível obter cerca de 7,5% de uma carga completa por dia. Dependendo de quão próximo seu uso diário estiver da capacidade da bateria, o painel solar pode fazer a diferença.