É um projeto de ciência cidadã , ou seja, pesquisa científica aberta à participação de cidadãos (não necessariamente acadêmicos), lançado pelo Departamento de Biologia Vegetal e Microbiana da Universidade de Zurique.

A ideia pode parecer bizarra, mas o projeto ‘Proof by Underpants’ tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas do solo relacionados à erosão, infertilidade e degradação do habitat, com a consequente perda de biodiversidade.

Então, 2.000 pares de roupas íntimas de algodão puro foram enviadas por toda a Suíça para voluntários, fazendeiros, jardineiros e cidadãos, para serem enterradas em jardins e campos, com o objetivo de medir a saúde do solo.

O algodão, de fato, representa uma fonte de alimento saborosa para vários tipos de microrganismos no solo e, depois de dois ou três meses, a roupa íntima foi desenterrada e fotografada pelos participantes.

O grau de dano causado por microrganismos, incluindo fungos, insetos e vermes, foi avaliado e indicou aos pesquisadores a condição do solo: maior decomposição da roupa íntima indica uma vida mais ativa no solo , portanto, melhor estado de saúde.