UM LOCAL DESABITADO PORÉM COM HISTÓRIAS

Scarzuola é um lugar fascinante na Úmbria, Itália, conhecido por sua conexão histórica e arquitetônica única. São Francisco de Assis é dito ter plantado uma roseira e um louro lá, adicionando um toque místico ao local.
 
Em meados do século XIX, pelo fato de haver uma fonte de água, foram construídos uma igreja e um convento, que não foram povoados. A Igreja Católica não quiz arcar com os gastos de manutenção. 

Mais tarde, em 1957, o arquiteto Tommaso Buzzi transformou Scarzuola em uma cidade cênica, inspirado pela Villa Adriana em Tivoli e pelos Bosques Sagrados de Bomarzo, ambos na Itália. 

Deste modo o local tornou-se o seu mundo, uma espécie de alegoria da existência, porém dissecada com uma linguagem hermética e iniciática. As estruturas, construídas em tufo, adicionam uma textura e cor que harmonizam com a paisagem natural. 

O tufo envelhece com o passar dos anos, é igual ao que acontece no corpo humano. É interessante notar que, apesar de sua beleza e história rica, Scarzuola continua não sendo habitada, permanecendo um testemunho silencioso da criatividade humana e da natureza. 

Pode-se visitar em grupos, com visita agendada, e é propriedade privada.