QUAL É O NEGÓCIO DO MCDONALD`S
Ray Kroc (a pessoa que comprou o McDonald’s e o tornou o que é hoje) deu um conselho famoso para uma turma de alunos de administração de Harvard. Ele perguntou ao grupo de alunos “qual é o negócio do McDonald’s?”
Quando as pessoas pensam no McDonald’s, elas pensam no hambúrguer, no Big Mac, no McFlurry ou nos tipos de frango.
Essa é a maneira intuitiva de ganhar dinheiro: criar um produto que as pessoas queiram e vender.
Os alunos acreditavam nisso, então responderam “Restaurantes!”, “Entretenimento!”, “Franquia!”, “Cadeia de suprimentos!”
Mas, ah, não, isso seria muito simples. Ray Kroc era muito mais esperto que isso.
Ray Kroc anunciou “Senhoras e senhores, eu não estou no mercado de hambúrgueres. Eu estou no mercado imobiliário.”
Os alunos ficaram atordoados.
Ray Kroc era um gênio do empreendedorismo. Ele criou um sistema que era extremamente consistente e vendeu-o aos outros. As franquias achavam fácil ganhar dinheiro porque não precisavam passar trabalho; o McDonald’s fazia tudo por elas. Entretanto, o McDonald’s só faria isso se a localização fosse correta.
O McDonald’s, atualmente, possui restaurantes em algumas das áreas imobiliárias mais caras do mundo e o valor dos restaurantes é muito apreciado.
O McDonald’s precisa estar na melhor localização para ter o maior acesso aos clientes. Felizmente, o sistema que eles criaram maximiza a receita por metro quadrado do restaurante. Já que o McDonald’s ganhava mais dinheiro por metro quadrado do que seus competidores, poderiam pagar por propriedades melhores que as de seus competidores. Melhor localização significa que mais clientes estrariam pela porta.
Além disso, possuir imóveis e franquias dá ao McDonald’s muitos benefícios em impostos.
É possível dizer que Ray Kroc revolucionou a maneira como os negócios funcionam.