PLANTAS CONTRA MINAS TERRESTRES
Uma equipe de investigadores da Virginia Commonwealth University, em Richmond, descobriu uma maneira de poupar milhares de vidas humanas que são ceifadas todos os anos pelas minas terrestres.
Segundo um estudo conduzido por esta equipe de cientistas, as minas terrestres não só explodem através do contacto como também libertam toxinas venenosas para o solo, afetando a vida vegetal nas imediações da sua localização.
O estudo foi feito num campo de minas experimental na Carolina do Sul e revelou que as toxinas libertadas pelos explosivos tinham um impacto notório na vida das plantas, afetando a sua saúde. A investigação revelou ainda que diferentes plantas eram afectadas de forma diferente por estes explosivos, nomeadamente o TNT e RDX.
À medida que os investigadores vão percebendo melhor os efeitos dos diferentes tipos de explosivos sobre os diferentes tipos de plantas esperam poder criar um Índice Específico de Explosivos. Este índice poderá ser utilizado para analisar o aspecto e saúde de uma área com vegetação densa onde as minas podem estar escondidas do olho humano. No futuro, os pesquisadores esperam desenvolver métodos para detetar a deterioração da saúde das plantas através de sensores em aviões ou até mesmo a partir de celulares, refere o Inhabitat.
Embora o número de vítimas provocadas pelas minas tenha diminuindo ao longo dos anos, os explosivos deixados pelas várias guerras que ocorreram no planeta no último século continuam a matar milhares de pessoas todos os anos, principalmente crianças.