OS FATORES DE PRODUÇÃO
Quando, na Universidade, a UFRJ, comecei a cursar Engenharia Química, tive um professor de Macro Economia, marxista até a medula, que os ensinou os fatores de produção.
Pela teoria ensinada há três fatores de produção, As matérias primas, a mão de obra e o capital. Perfeito, sem que haja ao mesmo tempo, os três fatores, não se produz nada. Uma jazida de ferro continua sendo uma jazida de ferro, pois sem mão de obra em sem uma usina de aço, não se transforma em aço. E para montar uma usina de aço, é necessário capital.
A falha da teoria é que o capital aprendeu a se reproduzir. E é hermafrodita, se reproduz sozinho, sem mão de obra nem matéria prima. E virou um travesti, mudou de nome, o nome social é mercado, e mostrou que é único, como no mundo animal, para se reproduzir faz misérias.
Lula, que é um marxizista nato, não precisou aprender os fatores de produção, e reconheceu o mercado como uma versão ‘trans’ do capital. E assim o fez de seu inimigo principal, e como um Dom Quixote, lutando contra os moinhos de ventos, luta contra o mercado. Não aprendeu que, como Quixote, é uma luta perdida.
O Capital usa sua sedução e sua capacidade de se reproduzir para ser forte. A Bolsa de Valores cai, mas há alguém lucrando com a queda, é uma das leis do mercado.
E Lula vai, brigando contra os juros, o meio reprodutivo do capital! Chance zero. Cita que aprendeu com a mãe só gastar o que ganha, mas não aprendeu o que é gasto e o que é investimento. Aprendeu sim, mas com o professor errado, o Junior da Qualicorp, que investiu em combustível para mandar Lula ao Egito, para uma COP. E teve os lucros do investimento na compra e autorizações governamentais , para operar a AMIL.