Como as caixas de seleção “Não sou um robô” realmente funcionam?

Adivinhe e então obtenha a resposta. Ela é baseada na sua capacidade de clicar na caixa? Quanto tempo você leva para rolar? Ou…? Quando você marca a caixa “Não sou um robô” em um reCAPTCHA, ele não está verificando se você pode clicar em um botão. Veja como realmente funciona:

1. Analisando seu navegador e dados de solicitação O reCAPTCHA examina detalhes sobre seu navegador e as informações que ele envia com sua solicitação. Os bots geralmente usam navegadores automatizados ou não convencionais, que podem ser identificados pela análise de cabeçalhos do navegador e outros metadados. A extensa rede de rastreamento do Google também ajuda a verificar usuários legítimos ao reconhecer padrões de navegação familiares de outros sites.

2. Observando movimentos do mouse e pressionamentos de tecla O comportamento humano, como movimentos do mouse, cliques e padrões de digitação, é rastreado. Os bots geralmente realizam essas ações de forma não natural — movendo-se instantaneamente para uma área específica ou clicando e soltando botões muito rapidamente. O reCAPTCHA detecta essas discrepâncias analisando o tempo e o movimento, o que ajuda a confirmar que você é humano.

3. Executando o código do navegador O script executa o código dos servidores do Google no seu navegador e espera uma resposta específica dentro de um curto período de tempo. Os bots automatizados geralmente têm dificuldade para imitar esse comportamento com precisão, principalmente se o código depende de métricas ocultas vinculadas à interação do usuário.

4. Pontuação da probabilidade de ser um bot Com base em todos os dados coletados, o reCAPTCHA atribui uma pontuação que indica a probabilidade de você ser um bot. Se a pontuação estiver abaixo de um determinado limite, você será solicitado a concluir tarefas adicionais, como identificar imagens ou resolver um CAPTCHA tradicional. Se você interagir muito rapidamente ou não fornecer dados suficientes (por exemplo, nenhum movimento do mouse ou pressionamento de tecla), o sistema pode presumir que você é um bot e exigir mais verificação. É por isso que reservar um momento para clicar na caixa após preencher um formulário pode ajudá-lo a evitar desafios adicionais — como os seletores de fotos irritantes.