DUAS LUAS POR QUASE DOIS MESES
Em 29 de setembro de 2024 , um asteróide, o 2024 PT5 com 10 metros de diâmetro, brilhará no céu por cerca de dois meses.
Esse tipo de evento não é inédito, já que outros asteroides, como o 2020 SO e o 202NX1 2022 também ‘apareceram’.
Por mais intrigante que o evento seja, ele não apresenta nenhum risco à Terra e não há preocupações de questões de segurança.
Esta grande rocha, minúscula se pensarmos no tamanho do universo, será capturada pela gravidade da Terra durante cerca de dois meses antes de retomar a sua viagem para o sistema solar. Não completará uma revolução em nosso planeta, mas apenas fará um caminho em ferradura antes de retornar ao caminho heliocêntrico.
Ele entrará em órbita ao redor da Terra no dia 29 de setembro de 2024 por volta da meia noite.
O 2024 PT5 é um NEA (Near-Earth Asteroid) que faz parte do cinturão de asteroides Arjuna, um cinturão de asteroides secundário composto principalmente por rochas que seguem órbitas muito semelhantes à da Terra a uma distância média do Sol de cerca de 150 milhões de quilômetros. . Algumas destas rochas ou grandes blocos podem aproximar-se da Terra a uma distância próxima de cerca de 4,5 milhões de km e a baixas velocidades de cerca de 3.540 km/h. Nessas condições, a energia geocêntrica do objeto pode se tornar negativa, por isso ocorre o que se chama de “captura gravitacional” pela Terra que a faz se tornar uma espécie de segunda Lua temporária.
Durante a sua órbita ao redor da Terra, não será visível para a grande maioria dos observadores. “O objeto é demasiado pequeno para telescópios e binóculos amadores típicos”.