CIDADE AMERICANA ONDE É OBIGATÓRIO TER ARMAS
Kennesaw, na Geórgia, tem todos os elementos de uma cidade pequena que você pode imaginar no sul dos Estados Unidos.
Há o cheiro de biscoitos assados saindo do forno da confeitaria Honeysuckle Biscuits & Bakery, e o barulho de um trem nas proximidades. É o tipo de lugar onde os recém-casados deixam cartões de agradecimento escritos à mão nas cafeterias, elogiando a atmosfera “aconchegante”.
Mas há outro aspecto de Kennesaw que alguns podem achar surpreendente — uma lei municipal da década de 1980 que exige legalmente que os moradores tenham armas e munição.
“Não é como se você saísse por aí usando uma arma na cintura, como no Velho Oeste”, explica Derek Easterling, prefeito da cidade por três mandatos, que se descreve como um “cara da Marinha aposentado”.
Para alguns, a lei é uma fonte de orgulho, um sinal para a cidade aderir à cultura das armas.
Para outros, é uma fonte de constrangimento, uma página de um capítulo da história que eles desejam deixar para trás.
Mas a principal crença entre os moradores da cidade sobre a legislação é que ela mantém Kennesaw segura.
Os frequentadores da pizzaria local vão argumentar, enquanto comem sua pizza de pepperoni: “No mínimo, os criminosos precisam se preocupar, porque se eles invadirem a sua casa, e você estiver lá, eles não sabem o que (que arma) você tem”.
Não houve homicídios em 2023, de acordo com dados do Departamento de Polícia de Kennesaw, mas foram registrados dois suicídios envolvendo armas de fogo.
Pat Ferris, que entrou para o conselho municipal de Kennesaw em 1984, dois anos após a aprovação da lei, disse que a legislação foi criada para ser “mais uma afirmação política do que qualquer outra coisa”.
Depois que Morton Grove, em Illinois, se tornou a primeira cidade dos EUA a proibir a posse de armas, Kennesaw se tornou a primeira cidade a exigir isso, ganhando destaque no noticiário nacional.
Um artigo de opinião publicado em 1982 pelo jornal The New York Times descreveu as autoridades de Kennesaw como “animadas” com a aprovação da lei, mas observou que os “criminologistas ianques” não estavam.
Leis semelhantes sobre armas foram aprovadas em pelo menos cinco cidades, incluindo Gun Barrel City, no Texas, e Virgin, em Utah.
Nos 40 anos desde que a legislação sobre armas de Kennesaw foi aprovada, afirmou Ferris, sua existência praticamente desapareceu da consciência popular.
“Não sei quantas pessoas sequer sabem que a portaria existe”, diz ele.