CHARLES DE GAULLE, UM GRANDE FRANCÊS
Charles de Gaulle foi um General francês, Primeiro Ministro e Presidente da França.
Durante a invasão nazista na França, refugiou-se na Inglaterre fundou o movimento França Livre, e comandou essa tropas, que foram as primeiras a entrar em Paris libertada.
Tornou-se Primeiro Ministro da III terceira República, alterou a Constituição Francesa e foi eleito Presidente da França, na IV República.
Como Presidente apoiou a Independência da Argélia, irritando os militares e os ‘pieds-noirs’, colonos franceses na Argélia. No aspecto internacional, retirou as tropas francesas da OTAN, retirou as armas atômicas e tropas americanas da França, mas prometeu defender a OTAN se ocorresse alguma agressão.
Desenvolveu armas atômicas francesas, e barrou por três vezes a entrada do Reino Unido na União Européia. Em visita ao Canadá terminou o discurso gritando “Vive Quebec Livre”, o que foi interpretado pelas autoridades canadenses como apoio do presidente francês ao movimento autonomista, abrindo uma crise diplomática entre os dois países.
Diante das manifestações estudantis de 1968 renunciou ao cargo de Presidente e recolheu-se a sua cidade natal, a comuna de Colombey-les-Deux-Églises, e morreu lá em 1970 vítima de um aneurisma cerebral.