AS MENTIRAS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO

Até mesmo os céticos, quanto ao aquecimento global, concordam que o vilão dessa história é o acúmulo de CO2 na atmosfera.  

Bem com base nisso, dizem os defensores do uso do petróleo que, se durante a combustão de fósseis, petróleo e carvão, se o CO2 gerado na queima fosse absorvido, não haveria problema de acúmulo do CO2 na atmosfera. Bem, o que fazer com esse CO2. Isso é um problema possível de ser resolvido, é a resposta dos defensores da tese. Tanto a absorção quanto a estocagem de CO2 são técnicas viáveis hoje em dia. Não se fala da viabilidade econômica.

Bem, tudo que está descrito acima é tecnicamente correto. Mas a queima de gasolina, óleo diesel ou GNV em veículos automotores? Não há técnica para absorver o CO2 gerado assim.Então os interessados em manter o petróleo como fonte de energia começaram uma campanha contra os veículos elétricos.

O coração, e principal custo de um carro elétrico é a bateria. O uso do Lítio como material principal da bateria, e a bateria em si, foram alvos de críticas. A mineração do Lítio é mais poluidora e cara do que  a mineração comum!   

Bem, a exploração de petróleo é custosa e poluente em si. Não polui porque a engenharia empregada previne desastres. É como a indústria da aviação. Cada desastre é estudado, para que o erro que resultou no desastre não seja repetido. A mineração de Lítio, se for feita com a mesma engenharia da exp-loração de petróleo, não poluirá o meio ambiente.

As baterias pegam fogo! Não as baterias de Lítio não pegam fogo, o que pega fogo são os eletrólitos usados na bateria. Mas espera, a gasolina e o diesel também pegam fogo. Se usadas com as regras não pegam fogo.
Ah, dizem que não faz senso usar veículos elétricos, se a eletricidade for gerada por combustível fóssil! Isso é a maior mentira, ou para estar moderno, “fake news” na veia. Vejamos o que acontece. Você pega uma quantidade de GNV e queima essa quantidade para gerar eletricidade. A quantidade de energia gerada é usada em um carro elétrico. A mesma quantidade de GNV é usada no tanque de um carro, movido a GNV.

O resultado é que o carro elétrico rodou 3 vezes mais quilômetros do que o abastecido com GNV. A razão, a queima de GNV em turbinas para gerar eletricidade tem uma eficiência de transformação da energia contido no GNV de quase 100%, e o motor elétrico também tem uma eficiência alta. Já a eficiência do motor a combustão interna é da ordem de 30%. Sim, do conteúdo energético do GNV, o motor só aproveita 30% para mover o carro. O resto é calor gerado e barulho.

Resultado, mesmo usando um carro elétrico em energia elétrica gerada por petróleo, gera-se só um terço do CO2 se usado um carro a motor de combustão interna para percorrer a mesma distância.