As famosas estradas romanas, que existem até hoje tinham características únicas, como podemos ver agora:

– As estradas tinham 1 metro de profundidade, com várias camadas: lama, areia, argila, concreto, cascalho e pedra. Eles foram construídos de tal forma que a água é drenada pelas pedras, o que é um grande problema em nossas rodovias hoje.”

– O Império Romano pode não ter sido o primeiro a criar estradas, mas é certamente responsável pela criação de uma extensa rede de estradas pavimentadas, ligando todas as regiões do continente europeu.
Isso facilitou o controle do extenso império e garantiu o abastecimento, o comércio e a mobilidade da população em geral, fatores que fortaleceram a economia do Estado.

– As estradas romanas eram compostas de pedras colocadas sobre argamassa, e muitas delas ainda estão em uso, sendo a mais famosa a Via Appia de aproximadamente 90 km, ligando Roma e Terracina.

-Os historiadores estimam que, quando os romanos atingiram o ponto máximo de expansão geográfica, a rede de caminhos por eles construída percorria 80 mil km, ou seja, duas voltas inteiras ao redor do planeta Terra.

– Essas estradas serviam principalmente para o transporte de tropas e suprimentos, que abasteciam as conquistas do império. Mais tarde, tornaram-se rotas comerciais e de troca de mensagens.

– Esses caminhos conectaram a Europa, o Oriente Médio e o norte da África. Ainda é possível percorrer muitas dessas rotas.

– Um grupo de economistas da Universidade de Copenhague chegou à conclusão de que a prosperidade gerada por essas estradas há quase 2.000 anos está relacionada ao desenvolvimento dos lugares ao seu redor hoje.

– Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores compararam um mapa da antiga rede viária romana com um mapa noturno moderno (foto de satélite), no qual é possível ver áreas mais ou menos iluminadas pela rede elétrica.

– Eram sempre feitos em linha reta, isso mesmo, não tinha curva. Para mudar a direção, foram feitos ângulos retos. Se necessário, os romanos cortariam montanhas para seguir a estrada em frente.

– Para tornar as estradas mais resistentes, os romanos inventaram algo que ainda usamos hoje, o concreto. Também usado para fazer grandes aquedutos.

– Na Idade Média, após a queda do Império Romano, muitas estradas foram destruídas para que as pedras fossem utilizadas na construção de castelos medievais.