A OPINIÃO OUSADA DE FLÁVIO DINO
O grande jurista, e falo do tamanho em si, e não do conhecimento jurídico, o Ministro do STF, Flávio Dino, mandou que o governo Lula aplicar mais de R$ 500 milhões em ações contra os incêndios que devastam o País.
Maravilha, os incêndios realmente se tornaram um problema para o Brasil. O problema é que esses recursos serão fora do orçamento nacional e assim, apesarem de ser. não serão considerados como gastos orçamentários e sim extra-orçamento.
Diante das críticas levantadas por economistas, Dino foi direto: “Nunca se parou um guerra por causa de um teto de gastos.”
Bem, vamos ver como a Ucrâia resiste ao ataque russo. Com um pires na mão, diante da Europa e dos EUA. Zelensky não irá romper o teto de gastos, para continuar a guerra. Vai pedir auxílio aos seus aliados. Já o Brasil vai pegar dinheiro emprestado para ‘lutar’ contra incêndios. E deverá pagar de volta, com juros, e a SELIC é alta.
Para se ter um exemplo de como cresce essa dívida, a empresa área Azul do Brasil emprestou à TAP, portuguesa, sendo 90 milhões do valor inicial do empréstimo, e cobra mais 99 milhões de juros até 2023 de acordo com a imprena. Isso em 8 anos e em juros de europeus bem baixos, menores de que 2% ao ano. Imagina como será o pagamento dos juros em SELIC com mais de 10% ao ano!
Dino, uma guerra custa dinheiro e não dá retorno, e os bancos só emprestam quando tem certeza que serão pagos. Acorda!!!
E conhecemdo Brasília, esse dinheiro extra vai parar no bolso dos propietários que tacaram fogo nas duas terras. E sem medo de errar!