A ‘JACUZZI’ DO DESESPERO
Nas profundezas do Golfo do México fica a “Jacuzzi do Desespero”, uma piscina de salmoura mortal que mata qualquer coisa que entra em suas águas.
Sua concentração de sal é até cinco vezes maior do que água do mar ao redor, repleto de metano e sulfeto de hidrogênio. Ele recebeu esse apelido “Jacuzzi do Desespero” porque peixes e outras criaturas que se arriscam a nadar por ali acabam morrendo devido a sua composição química.
O lago fica a cerca de um dia de barco de Nova Orleans, no Golfo do México. A ‘Jacuzzi do Desespero’ mede cerca de 30 metros de circunferência e cerca de 4 metros de profundidade e fica em torno de mil metros da superfície. Devido a mistura das altas concentrações de sal, metano e sulfeto de hidrogênio, a água é tao densa que não se mistura com o restante e se acumula no fundo.
Peixes e crustáceos não conseguem sobreviver a composição da água e acabam morrendo ao se arriscarem nadar na região. A explicação para o fenômeno acaba vindo por meio da história. Há milhões de anos, o Golfo do México era mais raso do que atualmente.
Conforme a água evaporava, camadas densas de sal eram deixadas para trás e foram enterradas lentamente sob camadas de sedimentos. À medida que a pressão aumentou, esse sedimento rachava liberando a densa água salgada armazenada abaixo dele, que devido a sua composição não se misturava a água do mar.