A ASA VOADORA
Este é o Horten Ho-229. A que época você acha que pertence? Talvez para a Guerra Fria? Talvez no século XXI? Na verdade, ele foi projetado e construído durante a Segunda Guerra Mundial.
Ele foi projetado em resposta a um contrato militar alemão que exigia um bombardeiro leve capaz de transportar 1.000 quilos de carga útil por uma distância de 1.000 quilômetros, voando a uma velocidade de 1.000 km/h. Embora fossem os únicos motores capazes de atender aos requisitos de velocidade, os jatos consumiam muito combustível para serem instalados em aeronaves normais. Assim, os irmãos Horten tiveram a ideia engenhosa de usar um projeto de asa voadora, minimizando o arrasto aerodinâmico e permitindo que o 229 atendesse a todos os requisitos. Além disso, dois canhões de 30 mm foram adicionados, para transformar sua velocidade em uma vantagem em combates aéreos.
Um teste inicial de simulação de planador e um voo de teste de protótipo foram conduzidos em 1944. Embora não tivesse estabilizadores verticais, o desempenho foi excelente, embora no terceiro voo tenha ocorrido um acidente devido a uma falha no motor (os motores a jato na Segunda Guerra Mundial eram extremamente primitivos).
Atualmente os EUA fabricam e usam uma aeronave similar o bombardeiro o B-2 Spirit. É bastante similar!