BALDE MILENAR ENCONTRADO NA INGLATERRA

Arqueólogos desenterraram um componente fundamental de um enigmático artefato em Sutton Hoo, um sítio do National Trust localizado em Suffolk, na Inglaterra, famoso pela sepultura anglo-saxônica do século VII — conhecida como “navio fantasma” — descoberta entre 1938 e 1939 em um dos montes da região.

Os fragmentos de um balde bizantino do século VI intrigam os pesquisadores desde 1986, quando um trator acidentalmente trouxe à tona as peças.

A finalidade do artefato, que retrata uma cena de caça norte-africana com guerreiros, uma variedade de armas, leões e um cão de caça, sempre foi objeto de especulação. Especialistas acreditam que o balde veio do Império Bizantino e foi produzido em Antioquia — na atual Turquia — antes de chegar à costa leste da Grã-Bretanha cerca de um século depois.

Escavações realizadas em 2012 revelaram mais fragmentos do objeto, batizado de “balde de Bromeswell”. No entanto, a base completa da peça permaneceu tão evasiva quanto as razões de sua presença em um sítio anglo-saxão. Agora, o mistério de Bromeswell está um pouco mais próximo de ser solucionado.

Novas escavações, realizadas no verão passado, revelaram um bloco de terra contendo partes do balde. A análise cuidadosa do material trouxe à luz a base completa da peça, com detalhes decorativos que incluem patas, escudos de figuras, além do rosto que faltava de um dos guerreiros esculpidos.

A equipe também fez uma descoberta surpreendente sobre o conteúdo do balde: o artefato tem restos cremados de animais e humanos. Isso oferece novos indícios sobre o motivo de o recipiente ter sido enterrado.