OS ARCOS DA LAPA, RIO DE JANEIRO
O antigo Aqueduto da Carioca, atualmente conhecido como Arcos da Lapa, na região do centro da Cidade do Rio de Janeiro, foi construído entre 1723 e 1750, sendo considerado como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil pelos portugueses.
É hoje um dos cartões-postais da cidade. Sir John Barrow, geógrafo, escritor e linguística britânico, passou pela cidade do Rio de Janeiro, então Capital do Estado do Brasil, durante sua viagem à China em 1792 e escreveu um dos primeiros relatos publicados em língua inglesa sobre a Cidade: “Em dezembro aportei na capital do Brasil, onde os portugueses escolheram um bom local para construir sua cidade.
O Rio de Janeiro, ou cidade de São Sebastião, como chamam os portugueses, é digna de ser a capital dos Brasis. Os principais prédios construídos, apesar de não serem elegantes, estão livres de extravagâncias exageradas. As fortalezas, espalhadas pelo magnífico porto da Baía de Guanabara, têm estruturas regulares que combinam bem com a paisagem das montanhas. As ruas são estreitas, compridas e bem calçadas com passeio, coisa rara na Inglaterra e inesperada em uma colônia portuguesa. As lojas são espaçosas, cômodas e abarrotadas de mercadorias inglesas, havia até remédios e gravuras da Inglaterra. Não existem hotéis a não ser coisa parecida de longe como tal de um francês chamado Mr. Phillipe. Existem duas livrarias, onde vendem livros velhos sobre medicina, alquimia, história religiosa e discursos teológicos. As senhoras portuguesas (o britânico considerava todas portuguesas, já que o Brasil era parte do Império Português) raramente passeiam pelas ruas, mas são transportadas em cadeirinhas, abertas dos dois lados, carregadas por escravos do mesmo modo que os chineses.
Os homens de posse, habitualmente, usam uma espécie de cabriole, puxado por bestas. O traje é idêntico ao da Europa. Raramente saem sem a espada, chapéu armado e um par de enorme fivelas de ouro ou prata nos sapatos e joelhos. O aqueduto da Carioca Construído há mais de 50 anos foi o maior feito arquitetônico do Rio de Janeiro. Outro ponto de destaque da cidade é o Passeio Público, construído para o bem estar dos habitantes da cidade pelo Vice Rei Vasconcelos, conhecido pelas suas obras públicas.”