OUTRO CANDIDATO FOI ATINGIDO ANTES DE UM COMÍCIO

Não só Trump foi alvo de um tiro, numa campanha para presidência dos EUA.

Em 14 de outubro de 1912, Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos e então candidato à presidência pelo Partido Progressista, estava em Milwaukee, Wisconsin, para fazer um discurso de campanha durante a eleição presidencial daquele ano. Durante sua preparação para o evento, ele sofreu um atentado.

John Schrank, um homem mentalmente perturbado, disparou contra Roosevelt. Felizmente, a bala foi amortecida por uma cópia dobrada de seu discurso de 50 páginas e pelo estojo de óculos que estavam no bolso de seu casaco. A bala, no entanto, atingiu seu peito e ficou alojada perto de sua costela.

Apesar do ferimento, Roosevelt decidiu continuar com o discurso. Ele subiu ao palco e falou por cerca de 90 minutos, começando com as palavras: “Senhoras e senhores, eu não sei se vocês sabem, mas acabei de levar um tiro. Contudo, são necessários mais do que isso para matar um alce velho.” Ele estava se referindo ao símbolo do seu partido, o alce (moose).

Após o discurso, Roosevelt foi levado ao hospital, onde os médicos decidiram não remover a bala, pois o ferimento não era fatal e a operação poderia ser arriscada. Ele manteve a bala em seu corpo pelo resto de sua vida.

Esse incidente ajudou a consolidar a imagem de Roosevelt como um líder corajoso e determinado, mas não foi suficiente para garantir sua vitória. Ele acabou perdendo a eleição de 1912 para Woodrow Wilson, embora tenha superado o então o oponente e obtido a maioria dos votos. 

Roosevelt voltou a sr candidato e venceu a disputa. Foi Presidente dos EUA por três mandatos consecutivos, morrendo no cargo antes do final da Segunda Guerra Mundial.