COMO LIMPAR O CONVÉS DE UM PORTA AVIÕES

Vocês certamente se lembram da retirada americana do Afeganistão. Viu que vários habitantes daquele país tentavam a todo o custo entrar nos aviões americanos que decolavam de Kabul, entrando em trens de pouso, tentando escapar, uma imagem deprimente.

Porém houve uma fuga de tropas americanas antes, que foi também histórica. Era o fim da Guerra do Vietnã, os EUA decidiram que iam sair do País invadido, retirar com ordem todos os americanos, civis e militares e dar asilo aos vietnamitas aliados. Para tanto enviou um porta-aviões USS Midway, cuja missão era “…uma evacuação em massa de todos os cidadãos americanos e do maior número possível de militares sul-vietnamitas (e suas famílias) durante o impulso final do Exército do Vietnã do Norte para o sul. ”

Porém, assim como no Afeganistão as coisas se precipitaram e os norte vietnamitas rapidamente tomaram Saigon e de todas as partes partiam helicópteros carregados de pessoas.

As imagens de pessoas tentando fugir no teto da Embaixada Americana de Saigon impressionam tanto quanto as imagens do aeroporto de Kabul.

Com a chegada de tantos helicópteros, rapidamente encheu o convés do Midway, e então começou a limpeza do mesmo. Helicópteros novos foram jogados ao mar, centenas talvez, para abrir espaço para que outros helicópteros pudessem aterrizar e deixar as pessoas que fugiam.

É, “a história se repete como tragédia ou como farsa”. A frase cunhada por Karl Marx cai como uma luva nessas fugas americanas.