UMA MONARQUIA COMUNISTA
Entre vários países no mundo, só se declaram estados comunistas a China, Cuba, Laos, Coreia do Norte e Vietname. Nesses países só existe um partido político, o Partido Comunista, que se confunde com o Estado.
Só para relembrar, o primeiro país do mundo a se declarar comunista. Após a derrubada da monarquia, depois de um breve governo do socialista Keresnky, Lenin tomou o poder e instituiu o primeiro governo comunista.
Dentro da lista de países comunistas hoje temos um, a China, que intitula seu regime econômico de ‘capitalismo de estado’. A espinha dorsal do comunismo é o socialismo como regime econômico. Dentro dessa visão a China já não é um país comunista, mas um híbrido, um regime capitalista com o governo mandando na sua economia, mais ou menos como o Brasil, mas com sucesso.
Já Cuba credita todo o fracasso de sua revolução ao ‘embargo’ econômico americano. Vários países no mundo sofrem um embargo econômico mais amplo do que Cuba, como por exemplo o Irã, e seguem vivendo normalmente.
Do resto da lista de países comunistas, um deles chama especial atenção, a Coréia do Norte. É a primeira e única monarquia comunista do mundo. E monarquia em seu sentido mais restrito, ‘monarquia absolutista’, sem constituição e câmaras de representantes para dividir o poder do monarca. Sim, já estamos no terceiro representante da ‘Dinastia Kim’.
A ‘Dinastia Kim’ começou em 1948 com Kim Il-sung assumindo o poder com o título de ‘Lider Supremo’. Ao morrer seu herdeiro foi o filho, Kim Jong-il, que assumiu o poder de 1994 até 2011, ano de sua morte. Em 2011 assumiu o governo seu filho, Kim Jong-un, que governa até hoje. Ah, a Coreia do Norte também está com embargo americano, mas o país é uma potência atômica.