A cena de luta entre Aquiles (Brad Pitt) e Hector (Eric Bana) no filme “Troy” é uma das melhores batalhas da história do cinema, e muitos críticos a classificaram como uma das melhores lutas individuais da história do cinema.

Brad Pitt e Eric Bana passaram por um treino intensivo de seis meses sob a supervisão de treinadores de combate com espadas. A cena foi projetada em um estilo de “combate samurai” com foco em velocidade e precisão.

Ambos os atores decidiram lutar por si

mesmos sem usar duplos, e concordaram com uma regra rara: se um deles magoasse o outro, eles não pediriam desculpas, mas pagariam uma compensação financeira, 100 dólares por cada lesão leve e 200 dólares por uma lesão grave! Brad Pitt nunca machucou Eric Bana, mas Brad sofreu três ferimentos, pelas quais Bana pagou 600 dólares.

Antes de filmar a cena, Brad Pitt sofreu uma lesão no tendão de Aquiles, o que é irônico porque ele interpretou Aquiles. A lesão atrasou as filmagens por várias semanas até que ela recuperou parcialmente.

Não foi usado “fast motion” (movimento rápido) nem cortes excessivos, mas filmou a luta com planos longos para mostrar as habilidades de combate. Quase todos os golpes foram reais, exceto os socos muito próximos.

O resultado foi impressionante, e o diretor do filme, Wolfgang Petersen, comentou: “Esta foi a luta mais realista que já filmei em toda a minha carreira. “