Nem todo mundo já ouviu falar da Novo Nordisk. É uma empresa de especialidades químicas, algums produtos farmacéuticos, é a maior produtora mundial de insulina. Sim a insulina, quando foi descoberta, não foi patenteada, caso rarissímo. “A insulina não pertence a mim. Ela pertence ao mundo” – Foi a frase dita por Sir Fredrick Banting (Co-descobridor da insulina)!

Bem, no mesmo setor, combate a diabetes, a Novo tinha três produtos, com os nomes Ozempic, Wegovy e Victoza. Pois bem, por um acaso descobriu-se que esses produtos servem também para ccombate a obesidade, e aí, as vendas da Novo Nordisk dispararam.

– Produtos da Novo Nordisk:

. Insulina: A Novo Nordisk é conhecida por sua ampla gama de insulinas, incluindo produtos como NovoRapid, Levemir, e Tresiba.
. GLP-1 Receptor Agonists: Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Victoza são usados para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.
. Tratamentos para Hemofilia: Incluindo produtos como NovoSeven.
. Tratamentos para Distúrbios de Crescimento: Como Norditropin.

– Faturamento da Novo Nordisk:

Em 2023, a Novo Nordisk teve um faturamento de aproximadamente 25 bilhões de euros (cerca de 186 bilhões de DKK – coroas dinamarquesas).

Para se ter uma idéia o PIB da Dinamarca em 2023 foi estimado em torno de 2,85 trilhões de DKK (cerca de 383 bilhões de euros).

Assim o faturamento da Novo Nordisk em 2023 foi aproximadamente 6,5% do PIB da Dinamarca.

Isso mostra a importância da Novo Nordisk não só para o setor farmacêutico global, mas também para a economia da Dinamarca, representando uma parcela significativa do PIB nacional.

Concentração igual só é vista na Islândia, não por uma só empresa, mas por um setor industrial, a produção de alumínio. Esse setor é responsável por um quarto do PIB do país.