Papagaios declararam guerra a uma cidade argentina — e estão vencendo: Uma pequena cidade na Argentina está enfrentando uma invasão inesperada: dezenas de milhares de papagaios emergindo da selva.

Os pássaros trouxeram caos para Hilario Ascasubi, na província de Buenos Aires, com gritos estridentes e quedas de energia generalizadas causadas pelos papagaios mastigando fios elétricos. Às vezes, segundo estimativas dos locais, a cidade fica povoada com até 10 papagaios para cada um dos 5.000 habitantes humanos. Durante o verão, as aves migram para o sul, para as falésias da Patagônia, para a época de reprodução.

A situação se tornou assustadoramente reminiscente de Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, enquanto os moradores lutam com comunicações interrompidas e vida cotidiana. Atualmente, os pássaros superam os moradores.

Especialistas sugerem que o comportamento dos papagaios decorre de uma combinação de vingança e sobrevivência. Anos de desmatamento destruíram seus habitats naturais, forçando os pássaros a áreas urbanas em busca de comida, água e abrigo.

“Precisamos restaurar nossos ambientes naturais”, a bióloga Daiana Lera pediu, acrescentando que até então, humanos e papagaios devem encontrar maneiras de coexistir da forma mais pacífica possível.