Göbekli Tepe, localizado no sudeste da Turquia, é um dos sítios devastados mais antigos e enigmáticos já descobertos, datando de cerca de 10.000 aC, o que o torna aproximadamente 12.000 anos antigo. Ele é famoso por suas impressionantes estruturas de pedra e monumentos em forma de T, que são adornados com esculturas.

Apesar de sua antiguidade, Göbekli Tepe parece ter sido construído por sociedades de caçadores-coletores, desafiando a noção de que apenas sociedades agrárias organizadas poderiam erguer monumentos complexos. Esse local monumental inclui grandes pilares de pedra, alguns pesando até 20 toneladas, que foram posicionados em círculos, com colunas suspensas com imagens de animais como javalis, raposas, cobras e aves. Essa configuração sugere um possível uso ritualístico, levando muitos estudiosos a considerarem Göbekli Tepe um dos primeiros templos costruidos por seres humanos.

Göbekli Tepe é especialmente importante porque indica que práticas de construção monumental e organização ritualística podem ter surgido antes do desenvolvimento da agricultura e da vida sedentária, o que contraria as teorias anteriores sobre a cronologia do desenvolvimento humano.

Não sabemos. Isso resume a maior parte da história da nossa espécie. Tantas culturas surgiram e caíram, antes mesmo de sabermos da sua existência. Tantos reis poderosos caíram, tantos sumos sacerdotes pereceram, religiões, culturas e nações inteiras foram formadas, inventadas e apagadas pelas areias do tempo antes de podermos sequer saber da sua existência. Os mamutes ainda caminhavam pela Terra e os últimos remanescentes dos Neandertais podem ainda ter habitado em cantos remotos do planeta e os humanos já viviam em cidades!