UM MONUMENTO NA BOLÍVIA
Nas altas selvas da Bolívia, o antigo sítio conhecido como El Fuerte de Samaipata , ou O Forte de Samaipata, se destaca como um testemunho notável da engenhosidade das primeiras culturas, datando de 1.500 anos. Esta monumental plataforma de pedra esculpida, abrangendo dimensões de 220 metros por 60 metros.
Apesar de frequentemente referido como uma fortificação, pesquisas indicam que El Fuerte de Samaipata era mais precisamente um centro cerimonial ou astronômico. As esculturas exibem alinhamentos com orientações celestes, indicando uma função específica para observações astronômicas. Entre as figuras esculpidas, destacam-se representações de animais, incluindo serpentes, o que fortalece teorias sobre seu possível uso como local de observação estelar para a civilização inca — ou talvez até mesmo para uma sociedade anterior a incaíca.
A natureza abstrata das esculturas, contrastando com a precisão característica da cantaria inca, permanece um enigma para historiadores e arqueólogos. Esse contraste e a complexidade simbólica das imagens gravadas fazem de El Fuerte de Samaipata um mistério inexplorado e uma janela fascinante para o conhecimento e as práticas das civilizações antigas.