UM HOMEM E UMA GUERRA
Em 1861, um merceeiro americano chamado Wilmer McLean teve o azar de ter construído sua casa muito perto da primeira batalha da Guerra Civil Americana. Uma bala de canhão atravessou a lareira e um projétil de artilharia atravessou o teto e destruiu a mesa de jantar…
McLean, indignado, decidiu se livrar de sua casa. Ele vendeu a casa e se mudou para o interior, onde tentou se distanciar o máximo possível da guerra para proteger sua família e sua propriedade.
Sua nova residência ficava em um lugar chamado “Appomattox Court House”. Em 8 de abril de 1864, um mensageiro enviado pelo general confederado Lee bateu na porta de McLean. Ele pediu para se encontrar com o General da União, Ulysses S. Grant, em sua casa. McLean concordou, relutantemente…
Lee se rendeu a Grant na sala de estar da casa de McLean, e assim a Guerra Civil acabou. “A guerra começou no meu jardim e terminou na minha varanda”, disse Wilmer McLean. Uma distinção muito rara e uma das coincidências mais estranhas da história, uma em um milhão.