UM GOLPE DA INTELIGÊNCIA INGLESA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A batalha pelo controle do norte de África já estava terminando e os aliados já se preparavam para invadir a Itália.

Foi quando a Inteligência Inglesa planejou uma ação, nos meados da primavera de 1843. Pegaram um cadáver de um irlandês, vestindo-o com um uniforme da oficial da Marinha Inglesa, e deixaram o cadáver com uma bolsa nas costas da Espanha.

Na bolsa juntada ao cadáver fui, juntos com planos para ataque de tropas aliadas na Sardenha, ilha italiana no Mar Mediterrâneo e na Grécia, outros documentos, como extrato bancário e cartas para uma namorada.

As autoridades espanholas ao recolher o morto viram los documentos e os enviaram aos nazistas, om quem tinham laços informais. As autoridades alemãs acreditaram nos documentos forjados e removeram tropas da Sicília e as enviaram à Grécia e à Sardenha.

Assim no dia 10 de junho de 1943, as tropas aliadas dos EUA e da Inglaterra invadiram a Sicília, encontrando menos tropas pela frente e facilitando a tomada da ilha.

O cadáver usado pertencia a um irlandês que morreu envenenado e chamado William Martin, foi enterrado perto de Huelva, na Espanha, com todas as honras, e ainda hoje é possível visitar seu túmulo.