O general de brigada Theodore Roosevelt Jr. desembarcou na primeira onda na praia de Utah, na Normandia, na mesma época em que seu filho, o capitão Quentin Roosevelt, desembarcou na primeira onda na praia de Omaha. Ele teve que defender seu caso com o comando superior para fazê-lo, mas ele era um veterano de combate da Primeira Guerra Mundial condecorado, tendo servido nas linhas de frente na África, Sicília e Itália continental, e acabou convencendo o comando superior a deixá-lo fazer isto.

Isso, apesar do fato de que os generais Omar Bradley e George Patton desaprovaram os métodos de Roosevelt de liderar do front, acreditando que isso enfraqueceria a disciplina de oficiais e soldados.

Em Utah, no entanto, o papel de Roosevelt foi crucial. Os primeiros desembarques foram um quilômetro e meio ao sul de onde deveriam estar. Ele não se intimidou e disse: “Vamos começar a guerra a partir daqui”.

TR fez o reconhecimento da praia (andando com uma bengala devido à artrite) e redirecionou as tropas para o interior, cumprimentando cada onda de tropas que desembarcavam. Sob fogo contínuo, ele tomava decisões rápidas que mantinham as tropas no caminho certo para seus objetivos do primeiro dia.

Muitos de seus colegas generais não esperavam que ele sobrevivesse naquele dia, mas ele sobreviveu, mesmo sob fogo constante. Omar Bradley disse mais tarde que Roosevelt foi o oficial mais heróico que viu durante os desembarques.

Roosevelt morreu de ataque cardíaco cinco semanas após os desembarques em Utah. Os generais Patton e Bradley carregaram o caixão em seu funeral.