O John Hancock Tower (atualmente conhecido como 200 Clarendon Street), é o edifício mais alto da Nova Inglaterra, localizado em Boston, Massachusetts. Sua construção foi concluída em 1976, com 60 andares e uma altura de aproximadamente 240 metros (790 pés). O prédio é famoso tanto pela sua arquitetura moderna, com fachada totalmente revestida de vidro, quanto por um incidente peculiar que ocorreu durante a construção: os vidros começaram a cair.

– Problema com os vidros

Pouco depois da conclusão, o John Hancock Tower enfrentou um problema sério com suas janelas de vidro. Os painéis de vidro da fachada espelhada começaram a se soltar e cair da estrutura. Em alguns casos, esses painéis pesavam centenas de quilos, o que representava um grande risco à segurança das pessoas nas ruas abaixo.

– Causas

A causa desse problema foi um erro de engenharia relacionado ao design dos painéis de vidro. As janelas de vidro utilizadas no edifício eram especialmente grandes e projetadas para dar uma aparência moderna e limpa ao prédio. No entanto, durante o teste de pressão do vento e variações térmicas, descobriu-se que o vidro não resistia bem às condições climáticas de Boston, que incluem fortes ventos e grandes variações de temperatura. Essas condições causavam uma deformação excessiva nos painéis de vidro, levando-os a rachar e eventualmente cair.

– Medidas tomadas

Para resolver o problema, foi necessário substituir mais de 10.000 painéis de vidro por outros de um material mais resistente. Durante o processo de reparo, o edifício foi coberto por painéis temporários de madeira, o que lhe rendeu o apelido jocoso de “O Edifício de Madeira mais Alto do Mundo” na época.

Depois dos reparos, o John Hancock Tower foi estabilizado e hoje é uma das estruturas mais icônicas do skyline de Boston, sem maiores problemas de segurança relacionados à sua fachada de vidro.