SEM CONTRABANDO A RÚSSIA PARA
A Rússia atualmente precisa do contrabando para se manter funcionando.
Quando Putin resolveu atacar a Ucrânia, certamente não pensava nas consequências, pensava que seria uma operação relâmpago, como a ocorrida quando invadiu a Criméia. Lá a ocupação ocorreu sem o emprego efetivo de tropas, mesmo que a Rússia já tivesse forças armadas lá. Sebastopol era a sede da frota russa no Mar Negro. Em menos de 1 mês a Criméia já estava incorporada à Rússia.
Com a inesperada, pelos russos, resistência, a guerra já dura mais de dois anos, e o embargo total dos países ocidentais e do Japão, à Rússia, a economia russa começou a sentir os efeitos. A indústria da aviação foi a primeira a ser atingida. Com boa parte de sua frota de aviões construídos no Ocidente, Boeing, Airbus, Embraer e Bombardier, ficou de um dia para o outro sem peças de reposição. Só de aviões de 150 a 250 lugares a Rússia tem 469 aviões, Airbus 320 e Boeing 437.
Para se ter uma ideia, no Brasil, estes aviões têm cerca de 300 unidades. Para manter essa frota voando, só com contrabandeando. Uma das fontes é a Turquia, outra é a China. Mas as peças, embora originais, são bem mais caras do que as do mercado original e não há certeza de entrega. Ambas as nações não romperam relações comerciais com a Rússia, mas para fornecer esse tipo de peça, só contrabando. Uma companhia turca foi multada por alugar um jato executivo Gulfstream a um cliente russo.
Há também a frota de automóveis russos. A Renault era a maior fábrica de automóveis na Rússia, e agora sua fábrica opera com uma marca chinesa. Mas os carros precisam de peças. E não é só Renault, também Volkswagem, Fiat, Honda, Mazda, Citroen e outras. As peças chegam só por contrabando. Sem falar das Mercedes, dos BMW e dos Toyota, que servem aos oligarcas.
Bem, essa classe média alta sente falta dos prazeres da vida. Uísque escocês e queijos italianos? São bens necessários, não? Contrabando, é a solução. A Inglaterra teve um aumento da exportação de Uísque para a Lituânia, que também passou a importar mais queijos italianos e franceses. Destino final, restaurantes, bares e lares em São Petersburgo e Moscou, além de outras cidades russas.
Na exportação, a Rússia trocou a Alemanha pela China para vender o Gás Natural e também a Turquia. Parte do Petróleo é vendida no mercado negro, junto com petróleo iraniano. O Brasil compra óleo diesel russo, para suprir o nosso mercado externo.
Para diminuir a dependência na indústria de aviação, as autoridades russas dizem que nos próximos seis anos, a dependência de aviões ocidentais nas frotas russas diminuirá substancialmente, substituídos por aeronaves de fabricação local.
Na produção de automóveis os chineses compraram as fábricas européias, e já fazem automóveis lá. Já o Uísque e os queijos vão continuar sendo contrabandeados. A vida continua!