REATOR ATÔMICO MAIS SEGURO
A China testou com sucesso um reator nuclear inovador que elimina o risco de fusão, um grande salto em segurança nuclear.
Localizado na Usina Nuclear de Shidao Bay, o reator HTR-PM usa um projeto de leito de seixos com combustível TRISO — minúsculas partículas de urânio revestidas de cerâmica projetadas para conter produtos de fissão mesmo sob temperaturas extremas.
Ao contrário dos reatores tradicionais que dependem de resfriamento a água, o HTR-PM pode dissipar calor naturalmente por condução, radiação e convecção, permitindo que ele permaneça estável sem energia para acionar o resfriamento.
Em dois testes em grande escala conduzidos em 2023, o reator demonstrou sua capacidade de desligar e dissipar calor com segurança durante a perda total de energia. As temperaturas atingiram o pico de apenas 870 °C, muito abaixo dos níveis catastróficos vistos em desastres como Fukushima, onde as temperaturas subiram para 2.800 °C.
A capacidade de auto-resfriamento do HTR-PM garante que ele possa evitar o tipo de falhas catastróficas que historicamente minaram a confiança pública na energia nuclear.
Esta inovação é parte de um esforço global maior por energia nuclear mais segura e sustentável. O reator gera 200 MW, posicionando-o como uma alternativa promissora para energia limpa.
Seu sucesso pode abrir caminho para uma adoção mais ampla de projetos avançados de reatores, fornecendo um impulso crítico para a energia nuclear durante a transição para um futuro mais verde.