QUEM QUER CONSTRUIR UMA BOMBA ATÔMICA

É um segredo de polichinelo. Qualquer estudante mediano, com acesso a internet pode fazer um projeto, correto, de uma bomba atômica. E por que então poucos países no mundo possuem bombas atômicas? Projeto é papel…

Era 1976 quando um estudante de Princeton chamado John Phillips, escreveu um artigo sobre como construir uma bomba nuclear.

Nascido em 1955, o estudante projetou uma arma nuclear usando apenas livros e documentos públicos para se informar. Na época não existia a internet, mas hoje esse projeto será mais fácil ainda.

Quando a notícia vazou, uma equipe de pesquisadores, entre eles Dr. Frank Chilton, um cientista nuclear da Califórnia que trabalhava na área à época, disse que o projeto que Phillips fez funcionaria. O FBI confiscou o trabalho de John Phillips em fevereiro de 1977.

O problema de fabricação da bomba atômica não são os conhecimentos técnicos envolvidos e sim o acesso aos materiais necessários para sua confecção. Sim, sem urânio enriquecido ou plutônio, matérias básicas não se pode construir a bomba. Lógico que há outros materiais também difícies, que também são essenciais e que não se tem acesso fácil.