Pan, pan – pan, pan – pan,pan, declarou a microfone o piloto do AeroLula, logo após decolar do aeroporto da Cidade do México.

O código “pan” vem da palavra pane –falha no funcionamento de algum equipamento elétrico ou hidráulico. Já o mayday vem do francês “m’aidez”, que significa “me ajude”….

Enquanto pan, pan, é mais simples, não envolve riscos maiores para os passageiros, mas se um passageiro estiver passando mal pode originar o pedido, o segundo é mais grave, may day,may day, significa risco para toda a embarcação e, por conseguinte, todos nela embarcados.

Bem, pelos relatos publicados na imprensa, para Lula pan não é ‘pane’ e sim pânico. Ele disse que, naquele momento, até ateu reza…

Mas graças a presença da ‘expert’ em aviação, a primeira dama Janja, o AeroLula ficou feito um biruta, girando em volta do aeroporto até ter condições para aterrissar. Acho que ela deve ganhar uma Medalha do Mérito Aeronáutico, pela decisão que tomou. A outra opção era seguir até o Panamá, gastar combustível e aterrissar lá.