POVOS ASIÁTICOS QUE MIGRARAM PARA A EUROPA

Durante o período da Grécia e Roma Clássicas, diversos povos habitaram a a estepe euro-asiática, uma vasta região que se estendia do Mar Negro até a Ásia Central. Alguns dos principais grupos que existiram nessa área incluem os Citas, Sármatas e Hunos (entre outros). Vamos nos debruçar sobre o tema…

– Citas

Os citas foram um dos povos nômades mais proeminentes das estepes durante as fases mais antigas deste período. Eles dominavam a região conhecida como estepe pôntico-cáspia, que abrangia áreas do Mar Negro até a Ucrânia e o Cazaquistão. O historiador grego Heródoto os descreveu como “povos bárbaros” que migraram do norte da China em direção à Europa.

– Sármatas

Os sármatas foram outro grupo importante que habitou as estepes. Eles eram conhecidos por suas habilidades como guerreiros a cavalo e arqueiros, e tiveram contato significativo com as civilizações grega e romana. Conseguiram derrotar os Citas e frequentemente entraram em conflito com Roma.

– Hunos

Os hunos se tornaram mais proeminentes no final do período clássico. Originários da região da Mongólia e Altai, os hunos começaram a migrar para o oeste, eventualmente chegando à Europa Eles eram conhecidos por sua destreza excecional na montaria e suas táticas militares.

Além desses grupos principais, as estepes eram habitadas por diversas outras tribos e confederações nômades. Muitos desses povos eram de origem indo-europeia e contribuíram para o desenvolvimento de tecnologias importantes, como a domesticação do cavalo e a invenção da carruagem.

Ter em atenção que a composição étnica e cultural das estepes era dinâmica, com constantes migrações e misturas entre diferentes grupos. Isso resultou em uma grande diversidade de povos e culturas que influenciaram e foram influenciados pelas civilizações clássicas da Grécia e Roma.