PORQUE CHURCHILL NÃO ACEITOU UM ACORDO COM HITLER

Hitler estava ansioso por um acordo de paz. Ele respeitava os britânicos e nunca teve fé nos planos de invasão elaborados por seus generais.

Churchill não tinha ilusões sobre a paz com os nazistas. Ele tinha visto o que aconteceu com os outros estados que fizeram as pazes com Hitler- Áustria, Tchecoslováquia, Holanda, Bélgica e etc. Eles eram meros estados fantoches semelhantes aos satélites soviéticos.

Churchill sabia que os alemães queriam que a frota britânica se rendesse, dificultando a libertação da Grã-Bretanha.

Churchill acreditava que ele tinha o dever de preservar o Império Britânico. Em novembro de 1942, Churchill havia dito que “não me tornei Primeiro-Ministro para presidir a liquidação do Império Britânico”.

Resumindo, ele sabia que a paz através de uma rendição significaria o fim da Grã-Bretanha. O secretário de Relações Exteriores britânico, Lord Halifax, pediu a Churchill que pedisse paz antes que toda a fúria da Luftwaffe alemã fosse desencadeada sobre o céu de Londres.

Churchill respondeu: “As nações que caem na luta se levantam novamente, mas as que se rendem brandamente, estão terminadas”.